Última Hora
recent

JES com agenda intensa na liderança do MPLA




Luanda - O presidente do MPLA e ex-chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, orientou hoje a segunda reunião do bureau político do partido em três dias, estando já agendada uma reunião extraordinária do comité central para segunda-feira.

O líder do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder desde 1975, presidiu hoje, em Luanda, à 7.ª reunião ordinária do bureau político, depois de na segunda-feira ter orientado a 13.ª reunião ordinária do secretariado do mesmo órgão, informou fonte partidária em nota enviada à Lusa.
O bureau político "apreciou e aprovou, a seu nível, a reestruturação orgânica" do secretariado daquele órgão, "e, como consequência, os projetos de regulamentos dos departamentos e gabinetes do Comité Central, tendo em conta a nova composição dos organismos executivos de direção do MPLA", refere a mesma nota, sem adiantar mais pormenores.

"Foi, também, objeto de apreciação o memorando sobre o Plano Estratégico de Desconcentração e Descentralização Administrativas e o Roteiro para uma Reforma do Estado em Angola", lê-se.
Foi igualmente aprovada a "cessação do mandato" do general Higino Carneiro, no cargo de primeiro secretário do comité provincial de Luanda do MPLA e a indicação de Adriano Mendes de Carvalho, que desde setembro é governador provincial, "para candidato a exercer estas funções".
"No quadro das suas atribuições, o bureau político apreciou, igualmente, os documentos a serem submetidos à próxima sessão extraordinária do Comité Central do partido, a ter lugar no dia 11 do corrente mês", refere ainda a nota, na qual se apela aos militantes, a propósito do 61.º aniversário, que se comemora no domingo, a lutarem "sem reservas" para "uma maior coesão e disciplina" nas estruturas do partido, "elevando os níveis de vigilância".



"O bureau político recomendou que se faça das comemorações de mais um aniversário da existência do glorioso MPLA um momento de festa e de meditação sobre a contribuição que cada militante, simpatizante e amigo deve prestar, para o cumprimento das promessas eleitorais, apoiando o camarada João Lourenço, Presidente da República de Angola e o Executivo angolano, na ingente tarefa de melhorar o que está bem e corrigir o que está mal", concluiu a mesma nota do bureau político.


Estas duas reuniões do bureau político - órgão executivo do partido - surgem após cerca de um mês de ausência de José Eduardo dos Santos de Angola, período em que, por seu turno, o novo chefe de Estado e vice-presidente do MPLA, João Lourenço, procedeu a dezenas de exonerações de administrações, entre órgãos do Estado e empresas públicas.
A mais sonante destas exonerações deu-se na Sonangol, com a saída de Isabel dos Santos, que tinha sido nomeada 17 meses antes presidente do conselho de administração da petrolífera estatal angolana pelo pai e então Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
Além disso, João Lourenço alterou entretanto chefias militares, comando da polícia e nos serviços secretos.
José Eduardo dos Santos deixou o cargo de Presidente da República de Angola a 26 de setembro, ao fim de 38 anos, na sequência das eleições gerais de agosto.
João Lourenço, também do MPLA, foi eleito o terceiro Presidente da República de Angola, mas o ex-chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, mantém-se como presidente do partido e a 23 de outubro viu o comité central proferir uma declaração de apoio.
"Exorta os militantes, os simpatizantes e os amigos do MPLA a cerrarem fileiras em torno do MPLA e do seu Líder, o camarada presidente José Eduardo dos Santos", lê-se no comunicado final daquela que foi a primeira reunião ordinária do comité central realizada após as eleições gerais.






Loading...
OBS : Deixe o seu like na nossa página Skeneth News e na nossa página Fã Club, por favor !
 

                      ADMINISTRADOR : NALBERTINO KENETH
                              WHATSAPP NUMBER : +264 814859183

GOSTA | COMENTA | PARTILHA
LIKE | COMMENT | SHARE


































SKN Angola

SKN Angola

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.